O primeiro mês de ano é marcado pela campanha de conscientização sobre saúde mental: Janeiro Branco. O projeto que começou em 2014, como uma iniciativa de psicólogos uberlandenses, visa promover reflexão e prevenção da saúde mental. A demanda é evidenciar a importância da saúde mental para a qualidade de vida, diante da população, autoridades, instituições públicas e privadas e os meios de comunicação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca essa importância, e declara que só é possível ser saudável quando há um completo bem-estar físico, social e mental. Esse último, não diz respeito somente à ausência de transtornos mentais, a entidade afirma que o individuo só está saudável mentalmente quando consegue realizar suas próprias habilidades, lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e fazer contribuições à comunidade.

Ao longo do tempo as pessoas vêm apreendendo e se prevenindo das patologias e cuidados do corpo/físico, se atentando para alimentação saudável e atividades físicas. Porém esquecem que o “painel de controle” é a mente/psique e que é preciso o equilíbrio. A campanha Janeiro Branco, busca justamente prevenir e combater o adoecimento emocional da humanidade, e fazer um alerta que é preciso cuidar da mente, “quem cuida da mente cuida da vida” – um dos lemas do Janeiro Branco.

Assessoria