O dia foi de muito trabalho na obra de construção da ponte da rua da Carioca sobre o Córrego Vinhedos, no bairro Cidade Jardim. Nesta sexta-feira (6), mais de 10 caminhões foram utilizados durante a concretagem de um dos blocos de fundação da estrutura. A intervenção é uma das melhorias previstas pelo programa Uberlândia Integrada II, o maior pacote de obras viárias da história cidade.

Além da construção da ponte, que terá um vão livre de 20 metros, será feito também o prolongamento da rua da Carioca. A ordem de serviço da intervenção foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão em abril deste ano e o cenário já apresenta mudanças significativas. O processo de aterramento para pavimentação, o serviço de drenagem pluvial e a fundação das estacas já estão concluídos.

Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“Para finalizar o trabalho de hoje, nós utilizamos em torno de 85 m³ de concreto e o projeto prevê ainda outras três estruturas similares a essa. É uma grande força-tarefa que conta com a participação de dezenas de funcionários e,simultaneamente, também está em andamento a execução da armação das vigas”, salientou Norberto Nunes, Secretário Municipal de Obras.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal e executados pela Decc Construções, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. Depois de concluídas, a estimativa é que o trecho tenha um fluxo diário de 25 mil veículos.

Outras intervenções

Também na região sul, as obras de duplicação da ponte Cícero Naves de Ávila sobre o rio Uberabinha estão a todo vapor. A perfuração do solo para instalação da estaca raiz, estrutura principal para a sustentação da ponte, já está finalizada. Nos últimos dias, os operários estão empenhados em realizar a concretagem das pré-lajes e na execução da mesoestrutura, que é a parte do meio da ponte, composta por pilares e por uma estrutura metálica que servirá como apoio para concretar a viga central. A empresa Ctesa Construções é a responsável pela obra e foi selecionada pelo sistema RDC.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como prolongamento da avenida Anselmo Alves do Santos, construção da ponte Cícero Naves de Ávila, Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo (inaugurados recentemente). Na etapa II do programa, retomada no ano passado, serão investidos mais de R$ 140 milhões em mobilidade em todas as regiões.

Assessoria

Deixe seu Comentário! (Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site).

Compartilhe: