Compartilhe:

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Pampulha e São Jorge receberam neste mês a manutenção dos certificados da Organização Nacional de Acreditação (ONA)*. Os certificados atestam que as unidades atendem aos critérios de segurança exigidos e apresentam gestão integrada, bem como qualidade nos serviços prestados. Questões que a Prefeitura de Uberlândia, em conjunto com a Missão Sal da Terra (responsável pela administração dos dois equipamentos), busca permanentemente para aperfeiçoar a assistência em Saúde, estimulando que padrões mais elevados na atenção à comunidade sejam estabelecidos.

“É muito importante oferecer à população um acolhimento de acordo com o definido por órgãos importantes como a ONA, que preza pela credibilidade na Saúde. Seguimos em frente, sem parar, porque nosso foco é restabelecer e aprimorar o serviço, fazendo com que todas as unidades sejam acreditadas e ofereçam um atendimento ainda melhor ao povo de Uberlândia”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

A Manutenção da Certificação de Acreditado da ONA foi feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O instituto reafirmou a acreditação das unidades do Pampulha (nível 2) e do São Jorge (nível 1), levando em conta a qualidade do serviço prestado e das iniciativa de integração com a rede de atenção primária.

Parceria

A parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a Missão Sal da Terra existe desde 2007, quando a administração da UAI São Jorge passou a ser conduzida pela organização. Atualmente, além da unidade do São Jorge e do Pampulha (pronto-socorro e ambulatórios), também são administradas 21 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do setor sul.

Outras unidades acreditadas em Uberlândia

Além das UAIs Pampulha e São Jorge, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC), administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), também é acreditado em nível 2. O prefeito Odelmo Leão acrescentou que essas conquistas reforçam a busca dos profissionais do Município pela excelência no cuidado às crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“Se hoje temos unidades reconhecidas por entidades e pelo segmento, se tem servido como modelo por suas boas práticas e trazido benefícios ao nosso povo, posso dizer que é graças a um trabalho sério, ao esforço dos profissionais e à transparência de uma gestão comprometida com a comunidade. Os próximos passos do nosso trabalho é elevar a UAI São Jorge para o nível 2 e ampliarmos a certificação para toda a rede. Isso significa mais qualidade nos atendimentos oferecidos ao nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Com atuação sem fins lucrativos em âmbito nacional, a ONA trabalha pela implantação de um processo permanente de aperfeiçoamento da assistência ao paciente. Sua metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. A metodologia da organização possui normas de avaliações para 16 diferentes tipos de serviços para saúde. A certificação das unidades de saúde é realizada por organizações externas de auditorias independentes, credenciadas para certificar os requisitos pré-definidos por uma metodologia da Organização Nacional de Acreditação.

Assessoria